CABERJ, E A CRISE SE AGRAVA!
Em maio de 2014, face aos resultados altamente negativos do Balanço da CABERJ, encerrado em 2013, publicamos matéria em nossa revista mensal sob o título: “CABERJ, A NOSSA GRANDE PREOCUPAÇÃO”. De lá para cá, a situação só se agravou, conforme se vê das Contas do exercício findo em 2016. Saindo de um prejuízo, em 2013, de R$ 45,9 milhões, a CABERJ está nos apresentando agora um rombo de R$ 54 milhões, comprometendo enormemente as reservas técnicas e colocando em risco o futuro da Entidade, e, o que é pior, a saúde de seus associados!
Em contrapartida, não vemos nenhuma atitude da Diretoria e nem tampouco do Conselho Deliberativo da nossa Caixa de Assistência para reverter este quadro deveras preocupante. Ao revés, o que vemos são despesas extravagantes se perpetuarem num crescimento vertiginoso e sem qualquer razão para tal (sede suntuosa na área mais nobre do Rio, criação e manutenção dos NUPRES e colossal prejuízo com o contrato da Prefeitura, entre outros) ao lado dos brutais aumentos nas mensalidades sem qualquer efeito prático e saneador vez que o quadro não se modifica.
Registramos ainda os recentes descredenciamentos de clínicas, laboratórios e médicos – insatisfeitos com a Administração da CABERJ -, empobrecendo o rol dos profissionais que, antes, honravam os quadros da Caixa. Vale consignar também, por oportuno e relevante, os atrasos nos pagamentos feitos a esses prestadores de serviços e as glosas praticadas pela Entidade numa evidente procrastinação dos pagamentos devidos, mostrando com isso a sua precária situação financeira.
Ante esta situação de desequilíbrio total das contas da Entidade, que, como dissemos no início, só vem se deteriorando ano a ano, e tendo em vista a omissão da Administração da CABERJ, a AAFBANERJ, através de suas três instâncias estatutárias (Diretoria Executiva, Conselhos Deliberativo e Fiscal), e no dever de defender os legítimos interesses de seus associados, e antes que um mal maior aconteça!, peticionou à Agência Nacional de Saúde – ANS, demonstrando a sua real preocupação com a situação da CABERJ e pedindo uma rigorosa averiguação na gestão da Caixa. Na aludida correspondência, solicitamos um profundo exame do balanço patrimonial, cuja cuidadosa análise nos levou a verificar não só um comportamento patrimonial inteiramente desfavorável com perda na capacidade de pagamentos dos compromissos, forte desequilíbrio no resultado operacional além de detrimento do fluxo de caixa, com uma variação negativa de 86%.
Merecem esclarecimentos ainda alguns itens, a saber: o número de funcionários da CABERJ passou de 210, em 2015, para atuais 360, representando um aumento de 71%; verificamos também o pagamento, no exercício anterior, de comissões em valor acima de R$ 20 milhões,
Esta iniciativa que tomamos, depois de muito pensar e pesar sobre os prós e contras, foi em razão direta do divórcio e do abismo existentes entre a realidade e a ficção criada e fantasiada pela alta cúpula da nossa Caixa de Assistência.
Da leitura, a propósito, das publicações oficiais da CABERJ, em especial o “De Fatos”, vislumbramos um mundo artificial do lado de lá que não retrata a realidade dos fatos (sem trocadilho!), que estão a beirar as trevas!
“Que fique bem claro – repetindo o que dissemos há 3 anos na nossa Revista – não estamos pintando o painel com tintas negras, mas tão-somente dando um grito de alerta de forma transparente e preocupada, atitude que o CODEL, a DIREX e o COFIS (da CABERJ) não conseguem ter! Não podemos silenciar diante disso!”
Diretoria
AAFBANERJ